Projeto:

   Morcego Medidor  

Desenvolvedor: 

 Professor Fabio 

 e -mail: 

 fclosel@prof.educacao.sp.gov.br

 Construção de um protótipo “Morcego Medidor” 

 O protótipo “Morcego Medidor”, através de um sensor ultrassônico é realizada   medição de distância e informa no visor de LCD - Distância. 

 Utilização componentes eletrônicos, sensor ultrassônico, LCD, placa Arduino   programável e programa desenvolvido baseado em linguagem C. 

Justificativa:

 O sensor tem seu funcionamento baseado nas propriedades físicas de ondas   sonoras, ondas ultrassônicas. 

 Essas ondas têm a velocidade e capacidade de reflexão definidas, sendo assim, ser possível determinar distâncias através do intervalo de tempo que a onda demora   para atingir um objeto e voltar. 

  Os morcegos, usam Eco localização ou bio-sonar, que é a forma que se orientam, permitindo que o animal se localize, mesmo em ambientes escuros, pela emissão de ondas ultrassônicas.

Observe, o porquê, do projeto ter o nome de "Morcego Medidor", simples, esse protótipo com sensor ultrassônico e o morcego utilizam velocidade do som! 

Equação da Distância no sensor ultrassônico =  Tempo de resposta do sensor x  Velocidade do Som ( 340m/s)  dividido por 2 

Dividimos por 2, o tempo obtido pelo sensor, porque corresponde ao período de ida e volta da onda, obtendo assim distância real. 

Todos os cálculos são feitos pela placa Arduino, programada para isso com base   na  linguagem C. 

Esse protótipo "Morcego medidor", tem intenção de incentivar aprendizagem de   uma forma lúdica e multidisciplinar! 

 Objetivo: 

 Fazer uma abordagem multidisciplinar e lúdica, demonstrando cultura digital e   maker, ampliando conteúdos relacionados Grandezas e Medidas, presente no   currículo paulista e na BNCC. 

 Diagrama do Circuito 

Morcego medidor.png
Programa Morcego Medidor.jpeg